Translate

domingo, 27 de maio de 2012

George Harrison: Early Takes - Volume 1


Foi lançado um álbum com demos e raridades de George Harrison. “Early Takes - Volume 1” tem direção executiva da viúva do Beatle, Olivia Harrison, que teve a ideia de lançar esse material após algumas reviradas no baú de George. Isso aconteceu especialmente para colaborar com Martin Scorsese na produção do documentário “Living In The Material World”, lançado em 2011.

O disco nos transporta para 1970, antes do lançamento do primeiro álbum solo, “All Things Must Pass”, com demos de “My Sweet Lord”, “Awaiting On You All”, “Behind That Locked Door”, “Run Of The Mill” e a lindíssima “I’d Have You Anytime”, composição de Harrison com Bob Dylan.

O legal de “Early Takes”é que se trata de registros tão íntimos, já no formato dessas obras maravilhosas que conhecemos nas versões em que foram lançadas, mas na maior parte “apenas” com o violão e a voz de George. O que, na realidade, já é mais que suficiente: elas soam incrivelmente lindas assim mesmo.

Esse álbum, que também saiu em vinil, foi produzido pelo Giles Martin, filho do produtor dos Beatles, George Martin. Giles teve muito cuidado ao digitalizar as fitas que Olivia garimpou e manteve o som autêntico e limpo. 

Sem discussões, vale muito a pena conferir esse disco, desde a primeira faixa, que é uma demo de “My Sweet Lord” gravada com George no violão e voz, Klaus Voorman no baixo e Ringo Starr na bateria, testando o clima da música, ainda não existia o solo, mas como disse antes, o formato já estava moldado.

Algumas faixas já são conhecidas pelos fãs, de quando saiu o disco “Beware of ABCKO” em 1994, que é o caso de “Run Of The Mill”, gravada com Phil Spector no estúdio. “I’d Have You Anytime” estava quase chegando à versão final, com o adendo de George vocalizando a melodia do solo no final e perguntando a alguém: “algo que queira mudar?”. Aliás, isso é algo muito legal de se observar também, porque o George sempre funcionou bem em composições colaborativas.

“Behind That Locked Door” está de tirar o fôlego. Poderia muito bem ter sido lançada neste take. George Harrison era um homem muito talentoso e inspirado. Quando se propunha a fazer algo, dava seu melhor, talvez até inconscientemente, pois tudo em “Early Takes Volume 1” soa muito bem feito.

Tem umas pérolas, como “Let It Be Me”, que foi gravada com ninguém menos que os Everly Brothers. E ouso dizer que a versão de “Awaiting On You All” deste disco me agrada muito mais que a original. 

É um lançamento muito respeitoso e uma sessão intimista com o gênio Harrison, que tocou - e toca - muitas almas com essas composições. Vamos torcer para que venha o “Volume 2” em breve.





Fonte(s):http://www.lastfm.com.br
                 http://www.territoriodamusica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário